Psicoterapia online para brasileiras no exterior
Consiste em atendimento especializado para mulheres que vivem fora do país ou estão se preparando para uma experiência intercultural.
​
Eu também já vivi uma experiência de mudança para o exterior e entendo que há desafios que precisam de um suporte especializado que facilite o processo de adaptação cultural, promova maior clareza emocional e fortalecimento para a realização de projetos pessoais em outra cultura.
​
Mudar envolve riscos e novos desafios. Mas quando essa mudança acontece distante de todas as referências culturais e do grupo a que pertencemos, podem comprometer de forma mais significativa a qualidade de vida e os relacionamentos, sendo mais difíceis de superar e oferecendo mais propensão a adoecimentos emocionais.
​
A mudança de país traz desafios que podem causar comprometimento à saúde tais como:
​
-
aumento da ansiedade;
-
sentimento constante de perda;
-
saudade de casa;
-
perda do grupo de pertencimento;
-
necessidade de construção de novos vínculos;
-
flexibilidade para adaptar-se às diferenças culturais.
Todas essas mudanças podem se constituir como fatores estressores e predispor a adoecimentos mais significativos e específicos da condição de mudança de país, como o luto migratório, crises de identidade, estresse reativo (ou Sindrome de Ulysses) ou a síndrome do retorno.
​
Mesmo que você seja fluente na língua estrangeira, ser acompanhada por uma psicóloga de língua nativa pode te proporcionar sessões com mais fluidez e compreensão das dificuldades interculturais experimentadas na vivência de imigração.
​
As sessões são realizadas uma vez por semana por vídeo chamada e com duração de 50 minutos.